O Escotismo é a educação para a vida

É um complemento para a escola e a família, preenchendo as necessidades não encontradas por ambos. Desenvolve o auto-conhecimento, a necessidade de explorar para descobrir, para querer saber. Os escoteiros descobrem o mundo além da sala de aula, desenvolvendo suas habilidades e descobrindo outras, e transmitindo este conhecimento para outros. Através da recreação, o escotismo alcança a sua principal finalidade: Ajudar os jovens a se desenvolverem física, intelectual, social e espiritualmente.

O Escotismo é um movimento… em movimento.

Evoluindo e adaptando-se em toda parte de acordo com as circunstâncias de cada país, servindo de acordo com as necessidades de cada lugar. O Escotismo está aberto a todos, independente de raça ou credo, de acordo com a finalidade, os princípios e o método idealizado por seu fundador Robert Baden-Powell.

 

Quem Somos Nós?

Somos uma Organização, não governamental, civil, de fins filantrópicos de interesse e utilidade pública atuando na formação de jovens como instituição de educação extra escolar, presente no país a mais de 90 anos. A União dos Escoteiros do Brasil representa no país a fraternidade escoteira, maior movimento de jovens do Mundo. 

Reconhecida de Utilidade Pública Federal pelo Decreto n° 3.297 de 11/07/1917, reiterada pelo Decreto n° 5.497 de 23/07/1928 e como Instituição de Educação Extra-Escolar e Órgão Máximo do Escotismo Brasileiro pelo Decreto-Lei n° 8.828 de 24/01/1946 e Utilidade Pública Estadual pela Lei n° 7.014 de 17/01/91. Também reconhecida de Utilidade Pública Municipal por diversos municípios, incluindo a capital paulista através do Decreto 2894 de 15/02/1974. Registrada no Cadastro de Entidades com Fins Filantrópicos (CFF/CEFF) e no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS)